quarta-feira, 28 de novembro de 2012

SEC: Bella addormentata (2012)

Parte do clube vai ao cinema (de graça) assistir a Bella addormentata (Dormant Beauty), de Marco Bellochio. Filme esse que trata sobre a legalização da eutanásia, assunto recorrente no clube, e que ocorre em volta da história de Eluana Englaro, mesmo sem envolvê-la diretamente.

Lennon - 7.0
o filme tem seus momentos - aqueles com a maya sansa s2. e pô, quedelhe os pink floyd heim bellochio. ah, cuidado com o spoiler no vídeo ali.

Renan - 6.7
Maria concorrendo diretamente contra Natalie Portman (em Thor) pelo prêmio Amor de Pica da década.

Nota Geral do Filme - 6.85

domingo, 18 de novembro de 2012

Sessão LI - Der ewige Jude (1940)

Primeiramente, precisamos ressaltar que esse filme foi trazido à mesa pelo membro Lennon inteiramente por sua relevância histórica  e que nem o Clube nem nenhum membro do mesmo concordam de maneira alguma com a visão deturpada dos fatos apresentados pelo filme. Tendo dito isso, o filme da vez é Der ewige Jude, de Fritz Hippler, um documentário da Alemanha nazista difamando o povo judeu, feito com o propósito de conquistar o povo alemão para esse mundo anti-semita pregado pelo governo nazista.

Reviews:
Renan - 5.5
Mesmo que uma visão totalmente imparcial de um fato seja impossível de ser feita por um humano, o pessoal geralmente ao menos tenta. É claro que esse doc é muito mais um filme de propaganda político encomendado pelo governo para espalhar os ideais arianos pela alemanha do que um documentário, mas vai ser tendencioso assim na puta que pariu.

Bruno - 5.5
A vaca humilhou o tubarão do Spielberg.

Henrique - 3.0
Eu poderia dar um 8 pelo valor histórico, mas levando em consideração puramente o conteúdo, um 3 está alto. É um resquício da outrora poderosa propaganda nazista: preconceituosa e algumas vezes deliberadamente estúpida, mas ainda sim uma peça importante para montar o grande quebra-cabeça do mundo contemporâneo.

Lennon - 6.0
É curioso ver o tipo de argumentação usado pelos nazi para se dar o direito de fazer o que fizeram. E é interessante pra pensar se um documentário pode ser levado a sério como um documento. Pois para muita gente O Eterno Judeu abordava, sim, a verdade.

Nota Geral do Filme - 5.0
Nota do Membro - 4.66

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

SEC: Skyfall (2012)

O clube vai ao cinema assistir ao 23º filme canônico de James Bond, Skyfall, de Sam Mendes.

Bruno - 8.8
Melhor 007 que eu já vi.

Henrique - 7.0

Israel (convidado) - 7.0
McClane meets Bond.

Pedro - 7.51
Bom filme do Jason Bound

Renan - 7.5
Filme padrão do Bond. Levando em conta que tentaram fazer um vilão bondiano, Bardem fez um excelente trabalho, mas o melhor personagem ainda foi o velho caseiro.

Ricardo (correspondente oficial da terra da rainha) - 8.0
Perdeu dois pontos pela falta de dinossauros.

Nota Geral do Filme - 7.635

domingo, 11 de novembro de 2012

Sessão L - Der Himmel über Berlin (1987)

O clube retorna ao cinema germano com Der Himmel über Berlin (Wings of Desire), de Wim Wenders.

Reviews:
Bruno - 7.0

Henrique - 7.0
Stalker alemão, repleto de monólogos, mas com mais conteúdo.

Lennon - 9.0
Wim Wenders veio dos céus tudumtzzzzzz.

Renan - 7.8
Excelente retratação da passagem do plano etéreo ao mortal. O filme impressiona pela quantidade de ligações que faz com o mundo real, pelo clima e pela facilidade com a qual os diferentes personagens se expressam em diferentes línguas que só o cinema europeu sabe fazer (Spielberg, estou olhando para você).

Nota Geral do Filme - 7.7
Nota do Membro - 7.93

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

SEC: Argo (2012)

Em sua terceira tentativa de direção, Ben Affleck traz ao clube o filme Argo. Baseado em fatos reais, Argo conta a história da extração de seis diplomatas americanos do Irã durante uma revolução dos anos 80.

Reviews:
Pedro - 7.5
A história e o elenco levam o filme. Mesmo tendo um cena gratuíta do Ben Afleck filmando ele mesmo sem camisa.

Renan - 7.2
Ótima história, visto que é baseado em fatos reais, porém o filme não marca em muitos aspectos. Todas as falas boas foram deixadas para Alan Arkin ("Bad news, bad news. Even when it's good news, it's bad news. John Wayne in the ground for 6 months and this is what is left of America") e sobrou ao Affleck o papel de tirar a camisa gratuitamente.

Nota Geral do Filme - 7.35