domingo, 30 de setembro de 2012

Sessão XLVI - Festen (1998)

E, finalizando a volta ao mundo em 5 filmes, Henrique traz à tona o filme dinamarquês Festen (The Celebration), de Thomas Vinterberg. Esse foi o primeiro filme a seguir o Dogma 95, um movimento cinematográfico que pretendia trazer mais verossimilhança e crueza ao cinema.

Bruno - 6.5

Henrique - 8.0
Um filme marcado pela verossimilhança e uma excelente condução. O Dogma claramente adiciona um potencial realístico, tornando a imagem muito mais natural, uma naturalidade que pode ter sido esquecida com os infinitos tratamentos e pós-produção da qual a indústria tem a sua disposição atualmente.
PS.: De forma alguma acredito que todo cinema deva ser assim.

Lennon - 8.0
Vinterberg seu dogma é um lixo. Mas esse filme até que é bem bom.

Renan - 8.0
Taí mais um filme que me faz duvidar da sanidade da classe alta dinamarquesa

Nota Geral do Filme - 7.62
Nota do Membro - 7.5

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

SEC: Looper (2012)

O clube volta a se encontrar no escurinho do cinema na sessão de Looper, de Rian Johnson. O filme marca a estréia do diretor fora do circuito independente.

Felipe - 6.0

Henrique - 7.0

Lennon - 7.0
Boa história. Roteiro meio preguiçoso. Condução estranha - tinha uns planos muito fodas que eram cortados prematuramente, não sei se por escolha da produtora ou do Johnson mesmo.

Pedro - 6.0
Não curti a motivação do Bruce.

Renan - 7.5
TotalRecallizou um excelente roteiro Sci-Fi.

Nota Geral do Filme - 6.7

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

SEC: The Virgin Suicides (1999)

Na semana Sofia Coppola da Sala Redenção, os integrantes do clube assitiram a The Virgin Suicides. Baseado no livro de Jeffrey Eugenides, esse é o primeiro filme da filhota do FF.

Lennon - 9.0
A morte metafórica (e, pelo próprio nome do filme, literal em certos momentos) dos subúrbios é exibida de uma maneira muito foda neste filme. Que também trata da adolescência sem parecer filme com a lindsay lohan. Enfim, um grandissíssimo filme da sofia que se encontra no mesmo nível que os grandes filmes do seu papis.

Pedro - 7.9
Perdi o começo do filme, o que pode ter sido bom ou ruim, pois não tomei um "spoiler" do final. Fora essa minha incompetência com assiduidade, é surpreendente o quão bem dirigido o filme é para uma diretora de primeira viagem. O roteiro também é muito envolvente, mesmo quando em dado momento do filme parece haver uma mudança no ritmo, que é retomada para o final surpreendente, ao menos para mim.

Renan - 7.5
Mais um ótimo filme do fabuloso e depressivo mundo adolescente de Sofia.

Nota Geral do Filme - 8.13

sábado, 22 de setembro de 2012

Sessão XLV - El secreto de sus ojos (2009)

Olha quem deu as caras: Bonin Pedro-Henrique Pezzella agraciou o clube com sua presença e também com El secreto de sus ojos (The Secret in Their Eyes), de Juan José Campanella. O filme argentino mantém a premissa da rodada (leia abaixo nos outros posts).

Bruno - 7.5

Henrique - 7.0

Lennon - 9.0
Além do momento CARALHO QUE PLANO É ESSE o filme tem um roteiro foda que consegue surpreender e uma condução de mestre. Campanella = Meirelles argentino (será?).

Pedro - 8.5
Personagens marcantes, roteiro muito bem tramado e direção magnífica. O filme consegue mostrar drama, romance, mistério, ação e até comédia sem parecer forçado.


Renan - 8.5
Estranhamente similar a Memories of Murder, porém num estilo de cinema mais comum a nosso cérebro (sem tantos chutes e voadoras) e um pouco mais pesado.

Nota Geral do Filme - 8.1
Nota do Membro - 8.0

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

SEC: Dredd 3D (2012)

Estreiou no Brasil Dredd 3D, de Pete Travis. É aquele filme daquela HQ, com aquele cara do Senhor dos Anéis, aquela mulher do Game of Thrones e aquele traficante do The Wire.

Renan - 5.0
Infelizmente jamais tive a oportunidade de ler um gibi do famigerado  Juiz Dredd. Se essa foi uma boa adaptação da HQ, como estão dizendo por aí, posso afirmar que fiz bem em nunca tê-la tido.

Pedro - 6.0
Mais um filme de futuro apocalíptico. Violento como tinha que ser, bem dirigido e com um plot simples, mas roteiro fraco.

Nota Geral do Filme - 5.5

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Sessão XLIV - Technotise - Edit i ja (2009)

Ainda no clima "estudando línguas" o clube se reúne para assistir Technotise - Edit i ja (Edit & I), filme derivado da história em quadrinhos Technotise. A animação sérvia de autoria de Aleksa Gajic foi o filme escolhido por Bruno para essa sessão.

Bruno - 5.5

Henrique - 5.0

Lennon - 5.0
É incrível como uma animação "caseira" sérvia pode ter tamanha quantidade de referências à cultura norte-americana.

Renan - 6.0
Não dá nem pra dizer que a animação é boa. O mais chato é não saber se esse é um exemplo comum do cinema sérvio ou uma exceção escrota devido à nossa ignorância.

Nota Geral do Filme - 5.37
Nota do Membro - 5.33

domingo, 16 de setembro de 2012

Sessão XLIII - Stalker (1979)

Aceitando o desafio, o membro Renan traz à mesa o filme soviético Stalker, de Andrei Tarkovsky. O filme é livremente baseado no romance "Roadside Picnic".

Henrique - 7.0
Brilhante fotografia com excelentes cenários, além de um roteiro estimulante, mas ainda assim demora muito tempo para chegar a algum lugar.

Lennon - 7.0
ooooooo taaaaaarkooooovsssssskyyyyyy ééééé oooooo paaaaaaai doooooo slooooow mooootiooooooooooooooon.

Renan - 6.0
Há um local a oeste daqui que ninguém entende. É um lugar estranho, onde coisas surreais acontecem, onde quem entra será julgado merecedor ou não e de onde poucos saem vivos. Vamos fazer um filme sobre esse lugar, só que no nosso filme nada de verdade vai acontecer a ninguém durante duas horas e quarenta. Mas tenham medo dessa zona, eu juro que ela é singular e grotesca.

Nota Geral do Filme - 6.66
Nota do Membro - 7.0

sábado, 8 de setembro de 2012

Sessão XLII - Salinui chueok (2003)

No aniversário da independência do Brasil, o clube propõe um desafio a seus membros. Nessa rodada, cada um deverá trazer um filme de nacionalidade inédita ao clube. Estreando esse desafio, o membro Lennon traz o filme sul-coreano Salinui chueok (Memories of Murder), de Joon-ho Bong. Estavam presentes os meliantes de sempre.

Reviews:
Bruno - 7.5

Henrique - 7.0

Lennon - 8.0
O Zodíaco sul-coreano. Só que com muito (muito) mais planos sequência.

Renan - 7.4
O segundo melhor filme coreano que já vi. Começo a entender agora a afinidade que o povo coreano tem por pernas.

Nota Geral do Filme - 7.47
Nota do Membro - 7.3